terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Jornalismo Desportivo visita Letras

Rui Orlando, jornalista e coordenador da SportTv esteve na Faculdade de Letras para falar sobre a sua carreira.

Rui Orlando começou a sua palestra nas instalações de jornalismo dizendo que é necessário "desenvolver o conhecimento, saber e saber ser" para ser um bom jornalista, porque "quanto mais cultura tivermos, mais profundo é o nosso olhar e assim sentimo-nos mais seguros para fazer jornalismo."

O jornalista teve tempo para dar alguns conselhos aos estudantes: "devem estar preparados para viver com o poder, mas nunca ser o poder, porque é isso que nos mata".

Sobre trabalhar no jornalismo desportivo, diz que é "trabalhar num mundo emocional" onde não se pode "estar à espera de receber o reconhecimento do nosso trabalho".


Quanto ao desemprego, o coordenador de televisão opina que a parte desportiva tem uma "apetência forte dos consumidores" e, por isso, "de todos os estilos jornalísticos, é o que tem mais oportunidade".

Rui Orlando disse, ainda, que "há algumas resistências a olhar para o jornalista desportivo como se não fosse igual aos outros", embora diga que isso é "residual".

Com uma carreira de 16 anos, o coordenador e jornalista dispôs-se a eslarecer os alunos de Ciências da Comunicação sobre a carreira de jornalista na especialização desportiva.

1 comentário:

Anónimo disse...

Rui Orlando.....Natural do Porto?